.

.

Ainda sobre os efeitos e as graças de tudo que vivemos em setembro, iniciamos outubro repletos de gratidão.


Assim, plenos do amor que sentimos por nosso padroeiro e por Nosso Senhor Jesus Cristo, podemos refletir a grandiosa presença de São Miguel Arcanjo a todos aqueles que necessitam de sua intercessão.

Esse ano, após tantos sofrimentos e separações por conta da pandemia de COVID-19, tivemos a graça de ter a comunidade de Devotos de São Miguel Arcanjo toda reunida, isto é um verdadeiro dom de Deus, uma graça.



Rezar em comunidade reforça a nossa vivência como irmãos e irmãs em Cristo, une o nosso coração e as nossas intenções sobem a Deus, pela forte intercessão de São Miguel.

Como isso é maravilhoso! Quantas graças recebemos nestes dias como família reunida, como devotos confiantes na intercessão de nosso padroeiro! 


Agradecemos a cada um de vocês queridos devotos que passam pela Basílica São Miguel durante esses dias de quaresma e de festa. Agradecemos também a cada voluntário e agente de pastoral que doou seu tempo com dedicação para que cada peregrino pudesse ser acolhido na casa de Deus e de São Miguel Arcanjo. 


Celebrar a Festa de São Miguel é celebrar a fé e o amor! Que São Miguel Arcanjo esteja sempre nos protegendo e nos guardando de todos os perigos! Continuamos juntos pela fé que nos une! Até a próxima! 

Em outubro de 1717, três pescadores encontraram uma imagem da Virgem Maria Negra, no Rio Paraíba do Sul, e desde então essa devoção tornou-se tão forte e tão reconhecida pelo povo de Deus, que, em 1930, o Papa Pio X declarou-a como Padroeira do Brasil. E desde então a Senhora da Conceição Aparecida é um título da Virgem Maria tão amado e venerado pelos Brasileiros. 


Em cada país, em cada comunidade, em cada lar católico, a Virgem Maria é invocada das mais diversas formas, com diferentes nomes, conforme a fé e a devoção populares. 


Alguns desses nomes são muito conhecidos, outros menos, mas todos expressam a fé e a devoção dos fiéis a Nossa Senhora, que se manifestou a eles de modo particular.


Mas é sempre a mesma Virgem Maria que se compadece de seus filhos e por isso assemelha-se a eles em sua aparência, para assim torna-se mais próxima e parte de cada povo que visita com suas aparições. 


Isto porque Maria assumiu a missão de ser mãe de Jesus, O Salvador, e que aos pés da Cruz recebe a missão de ser também minha e sua mãe. 


E tudo teve seu início no momento em que deu o seu “sim” a Deus, quando o Arcanjo Gabriel anunciou o plano de salvação para a jovem Maria. 



Naquele tão esperado dia, a voz do mensageiro do Pai, o Arcanjo Gabriel, ressoou na cidade de Nazaré, e de lá para toda a Terra: 



“Alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!”. (Lc 1, 28). 


No anúncio do Arcanjo, nós temos a revelação da Mulher escolhida para ser a Mãe de Deus.


Mas todos os Anjos, os Arcanjos e os Querubins esperavam ansiosamente pela resposta da Virgem e todos nós, homens e mulheres necessitados da salvação, desde sempre já esperávamos pelo sim de Maria. E logo a salvação entrou no mundo pela disponibilidade da Serva do Senhor!

Elevada aos céus de corpo e alma pelos Anjos, hoje a Virgem Mãe de Deus intercede por cada um de nós, seus filhos. 


Uma antiga tradição conta que foi o próprio São Miguel Arcanjo que conduziu Maria em sua ascensão. 


A Virgem, a Rainha dos Santos Anjos, Arcanjos, Querubins, Serafins, de toda a hierarquia angelical, a humilde Serva do Senhor, a Mãe Aparecida, é a mesma que acolhe e cuida de seu povo.


Celebremos esse 12 de Outubro com muita devoção, pedindo que ela sempre envie os Anjos para nos guiar e os Arcanjos para batalhar por nós, em meio a tantas lutas que vivemos. 

Que não nos falte a confiança e o amor a Nossa Senhora Aparecida!


Viva a nossa mãe e padroeira! 

Olá meus irmãos e irmãs, prezados paroquianos e devotos de São Miguel Arcanjo. Quantas bênçãos vivemos juntos neste mês de setembro… como Deus foi maravilhoso com todos nós! A lembrança da Festa de nosso Padroeiro é ainda muito viva e gera em nós grande gratidão. Gosto sempre de lembrar que tudo isso que estamos vivendo se deve a união de todos nós. A você que nos acompanha, que acredita, que participa: meu muito obrigado e que Deus te abençoe ricamente!

Mas o mês de Outubro também é especial para nós, povo brasileiro, pois celebramos Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Temos duas comunidades dedicadas a ela, nos bairros Brejaúva e Guararema… nos unimos a eles em oração para o bom êxito de suas festividades.


De 17 a 28 de Outubro estaremos fora da Paróquia em peregrinação à Itália. Vamos em 34 pessoas, contando com nós padres da Basílica. A intenção maior dessa peregrinação é nossa visita ao Monte Gargano, onde firmaremos uma parceria com eles nos tornando Igrejas-Irmãs. Contamos com suas orações para o bom êxito dessa viagem e dessa missão.


Nos unimos às Paróquias Nossa Senhora Aparecida e São Judas Tadeu, que pertencem ao município de São Miguel Arcanjo, e que nesse mês celebram seus padroeiros, desejando bênçãos de Deus e sucesso nessas festividades.


No dia 29 teremos o dia votivo a São Miguel Arcanjo e com certeza traremos muitas novidades a serem partilhadas.


Mais uma vez, gratidão por vocês fazerem parte de nossa Paróquia!


Por intercessão de São Miguel Arcanjo, abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Missas Fixas:

Terça a Sexta-Feira às 17h

No Sábado às 19h

No Domingo às 7h, 9h, 11h e 19h


Confissões:

Quarta e sexta-feira: 14h às 16h

12 - Dia de Nossa Senhora Aparecida 


29 - Dia de São Miguel Arcanjo

Missas às 9h, 12h30 e 19h30

Terço da Misericórdia e Coroa de São Miguel Arcanjo - 15h


Acompanhe em nosso Facebook ou pelo Youtube:


basilicasaomiguelarcanjooficial

BasilicaSantuarioSaoMiguelArcanjo

.

Deseja receber o informativo paroquial online mensalmente?

É só preencher o formulário ao lado:

Seus dados estão protegidos conosco.

.