.

.

A Festa do Divino está diretamente relacionada com a Festa de Pentecostes. Ela acontece no dia de Pentecostes, celebrando a descida do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus e a Virgem Maria.


Os primeiros indícios desta festa aparecem na Baixa Idade Média, na Itália. Porém, foi em Portugal, no século 14, que ela se popularizou com a Rainha Isabel (1271 – 1336). Ela mandou construir uma igreja dedicada ao Espírito Santo em Alenquer. Além disso, a rainha, que depois de canonizada, ficou conhecida como Santa Isabel de Portugal, também promovia procissões e festejos no dia de Pentecostes. Rapidamente, a Festa do Divino se tornou uma das festas mais intensas de Portugal.


Com a vinda dos portugueses para o Brasil, veio também essa tradição cristã. Há documentos que certificam a realização da festa do Divino em diversas localidades brasileiras desde os séculos 17 e 18.

A tradição da Festa do Divino se mantém viva ainda hoje em vários estados brasileiros. Por isso, celebramos com alegria essa tradição com uma novena preparatória.





A Festa do Divino é um tempo forte de devoção ao Divino Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade. É tempo de preparar o coração para fortalecer em nós os dons do Espírito Santo.


Os Sete Dons do Espírito Santo

que Jesus nos prometeu

 

Sabedoria

Inteligência

Conselho

Fortaleza

Conhecimento

Piedade

Temor de Deus



Qual desses dons você mais precisa em sua vida? Peça, durante a Novena do Divino, que Ele fortaleça em você!


NOVENA DO DIVINO

27 de maio a 5 de junho




Olá, meus irmãos e irmãs, devotos e paroquianos. Que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco! Sinto-me honrado e feliz por me comunicar com cada um de vocês, através deste Informativo Paroquial.


Na primeira semana do mês de junho, finalizamos a Novena do Divino com a Festa de Pentecostes, fazendo memória do derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja, que é enviada em missão para os quatro cantos do mundo. Quero agradecer a todos os festeiros e voluntários que nos ajudaram nessa tão importante festa de nossa Paróquia, bem como a todos os que participaram! Deus os abençoe imensamente.


No dia 13, celebramos a Festa de Santo Antônio e nos alegramos com a comunidade do bairro Colinas, que celebra seu padroeiro.


Dia 16 celebramos Corpus Christi. Depois de dois anos, sem a procissão de rua com o Santíssimo sobre os tapetes, esse ano voltaremos com muita alegria. Juntos vamos manifestar publicamente nossa fé na presença real de Jesus na Santíssima Eucaristia.


O Pe. Jean estará de férias de 20 a 26 de junho. Rezemos por esses dias de descanso desse nosso irmão.


Este ano teremos um fato inusitado na festa de São João Batista, que normalmente celebramos no dia 24. A Festa do Sagrado Coração acontece na oitava de Corpus Christi, e este ano cai no dia 24. Como as celebrações de Jesus têm precedência em relação a dos santos, a festa de São João Batista será celebrada no dia 23. Com alegria, nos unimos à comunidade, que o tem como padroeiro, para juntos celebrarmos este dia. E no dia 24, rezaremos pela santificação de todos os presbíteros.


Por fim, no dia 29, celebramos com alegria o dia votivo a nosso padroeiro, São Miguel Arcanjo. Contamos com a presença de todos vocês.


Por intercessão de São Miguel Arcanjo, abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.



A festa de Corpus Christi celebra a presença real de Jesus na Eucaristia. Por isso, o sacramento da Eucaristia é o ápice de toda a vida cristã. 


A Eucaristia é o maior presente que Jesus nos deixou neste mundo. Por meio do sacramento da Eucaristia, ao comungar, nos tornamos a extensão viva do Cristo vivo que celebramos.


Será que temos consciência do que isso significa? A Eucaristia nos transforma, nos torna pessoas melhores, nos torna fonte do amor e da misericórdia de Jesus para o outro.


Além disso, o Corpo de Cristo que comungamos é nossa força nas dificuldades e lutas da vida, ela é nosso remédio em meio a dor. É também a fonte da alegria verdadeira, que não passa, pois vem do próprio Deus. A Eucaristia fortalece em nós as virtudes da fé, da esperança e da caridade.  


Por isso devemos recorrer a Jesus Eucarístico, devemos adorar o Sacramento da Eucaristia – Corpus Christi. Esse gesto é tão importante que o próprio Jesus pediu a Santa Juliana de Mont Cornillon:"Quero que seja criada uma festa especial em honra ao Sacramento do meu corpo e do meu sangue".


Por esse motivo, o Papa Urbano IV, em 1264, instituiu o dia de Corpus Christi, por meio da Bula Papal Transiturus, que determinou que a celebração deveria acontecer na quinta-feira, após a oitava de Pentecostes. Foi também compreendendo a força dessa devoção que, em 1317, o Papa João XXII estendeu a celebração de Corpus Christi para toda a igreja, no mundo todo.


Um dos símbolos mais conhecidos de Corpus Christi são as procissões com Jesus Eucarístico sobre os tapetes coloridos com desenhos religiosos, confeccionados pelos fiéis.


Essa tradição começou em Portugal, no século 13, e chegou ao Brasil por meio dos colonizadores portugueses. A ideia dos tapetes surgiu porque Jesus Eucarístico, ao “andar” pelas ruas da cidade, merece uma recepção à altura de um Rei.



Missas Fixas:

Terça a Sexta-Feira às 17h

No Sábado às 19h

No Domingo às 7h, 9h, 11h e 19h


Confissões:

Quarta e sexta-feira: 14h às 16h

01 a 5 de junho: Novena do Divino


12: Domingo da Santíssima Trindade 


16: Corpus Christi. Missa às 15h seguida de procissão com o Santíssimo pelas ruas enfeitadas com os tapetes de pó de serra.


24: Dia do Sagrado Coração de Jesus. Dia mundial de oração pela santificação do clero.


29: Dia Votivo

Missa: 9h; 12h30 e 19h30

Coroa de São Miguel Arcanjo e

Terço da Misericórdia às 15h


Acompanhe em nosso Facebook ou pelo Youtube:


basilicasaomiguelarcanjooficial

BasilicaSantuarioSaoMiguelArcanjo

.

Deseja receber o informativo paroquial online mensalmente?

É só preencher o formulário ao lado:

Seus dados estão protegidos conosco.

.