.

.

"Para honra de Deus, da Bem-Aventurada Virgem Maria e de São Miguel, Príncipe dos Anjos e das almas, quero fazer aqui uma quaresma" (São Francisco de Assis)

A origem da Quaresma de São Miguel está relacionada à intensa vida de penitência que tinha São Francisco de Assis.


O Santo tinha uma forte devoção a São Miguel pelo fato desse Arcanjo ter a função de conduzir as almas ao paraíso. Isso fazia com que São Francisco se identificasse muito com São Miguel, pois também ele tinha um profundo desejo de salvar a todos.


Por isso, por inspiração Divina, ele criou a Quaresma de São Miguel como um tempo especial de graça, oração e penitência.

A Quaresma de São Miguel é iniciada no dia 15 de agosto, Festa da Assunção de Nossa Senhora, e vai até o dia 28 de setembro, véspera da Festa aos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.


Foi enquanto realizava uma Quaresma a São Miguel, que São Francisco recebeu os estigmas, já no fim de sua vida.

.

.

Estimados irmãos e irmãs em Cristo, que alegria me dirigir a vocês neste mês de julho, através deste editorial. É sempre muito bom partilhar a vida e caminhada de nossa Igreja.


Estamos nos preparando para a Festa de São Miguel Arcanjo, e desde o mês de junho essa tem sido nossa prioridade dentro do planejamento paroquial, pois sabemos o quanto esse período é forte e importante para nós, e para todos os devotos de São Miguel.


Assim, o mês de julho não terá muitas atividades extras. Seguimos com a agenda de Missas e o dia votivo a São Miguel.

Vou aproveitar para tirar um período de férias. Estarei em Fortaleza visitando minha família, por 15 dias, pois já faz um ano e meio que não os encontro. Conto com suas orações.


Mas nesse mês de julho continuamos também caminhando com as ações da campanha “Quem ama, cuida”. Já passamos pelas comunidades da Lavrinha e do Abaitinga, e estamos agora no Brejaúva e Colinas. Vamos também iniciar a pintura dos arcos internos do teto da Basílica.


Assim, queremos continuar contando com suas orações, seu apoio constante e sua ajuda para avançarmos nesse caminho de evangelização.


Por intercessão de São Miguel Arcanjo, abençoe-vos Deus, todo poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.



A Festa dos Santos Arcanjos - São Gabriel, São Rafael e São Miguel - é tradicionalmente celebrada em toda Igreja Católica no dia 29 de setembro.


Entre os três arcanjos, São Miguel destaca-se como o Príncipe da Milícia Celeste, por sua missão de proteger os fiéis nas lutas contra satanás e seus anjos do mal e por conduzir as almas dos fiéis ao céu.


A Igreja, inspirada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro.



A Basílica de São Miguel Arcanjo neste ano de 2021 vive a Quaresma e a Festa de São Miguel com a esperança de que esse poderoso arcanjo nos ajude a vencer a grande batalha que enfrentamos nesse momento.


É com esse mesmo espírito, de renovada confiança, que desejamos que você possa viver a sua Quaresma de São Miguel, bem como a sua festa litúrgica.



São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!

.

.

De 15 de agosto a 28 de setembro

QUARESMA DE SÃO MIGUEL

De 20 a 29 de setembro

FESTA DE SÃO MIGUEL ARCANJO

.


Acompanhe em nosso Facebook ou pelo Youtube:


basilicasaomiguelarcanjooficial

BasilicaSantuarioSaoMiguelArcanjo

.

Deseja receber o informativo paroquial online mensalmente?

É só preencher o formulário ao lado:

Seus dados estão protegidos conosco.

.