.

.

No dia 1º de janeiro, iniciamos o ano civil e celebramos a solenidade de Maria Santíssima - Mãe de Deus. Mas esta não é apenas a primeira festa mariana do ano, é também a primeira festa mariana que apareceu na Igreja ocidental.


A solenidade da Santa Mãe de Deus começou a ser celebrada em Roma, no século VI, em 1º de janeiro, possivelmente junto com a dedicação do templo à "Santa Maria Antiga" no Foro Romano, que é uma das primeiras igrejas marianas de Roma. 


Na solenidade de 2021, o Papa Francisco falou em sua homilia, que nas leituras bíblicas próprias dessa liturgia, “destacam-se três verbos que se realizam na Mãe de Deus: abençoar, nascer e encontrar”.



Abençoar

O Senhor pediu aos ministros sagrados que abençoem o seu povo. “Abençoareis os filhos de Israel. Dizei-lhes: ‘O Senhor te abençoe’” (Nm 6, 23-24). 


O Papa Francisco destacou: “O Senhor sabe que precisamos de ser abençoados: a primeira coisa que Ele fez depois da criação foi bendizer – dizer bem –, declarar boa cada coisa e declarar-nos, a nós humanos, muito bons. Mas agora, com o Filho de Deus, não recebemos apenas palavras de bênção, mas a bênção em pessoa: Jesus é a bênção do Pai”.








Nascer

Na carta aos Gálatas, São Paulo aponta para o fato de o Filho de Deus ter “nascido de uma mulher” (Gl 4,4), chamando nossa atenção para o fato de Ele ter nascido como nós. O Papa Francisco enfatiza: “não veio

ao mundo por Si só, mas de uma mulher, depois de nove meses no ventre materno onde Se deixou tecer a humanidade. O coração do Senhor começou a palpitar em Maria, d’Ela recebeu oxigênio o Deus da vida. Desde então, Maria une-nos a Deus, porque, n’Ela, Deus ligou-Se à nossa carne e nunca mais a deixou”.


O Papa ainda nos recorda que “não estamos no mundo para morrer, mas para gerar vida. E a santa Mãe de Deus ensina-nos que o primeiro passo para dar vida àquilo que nos rodeia é amá-lo dentro de nós”. 


Encontrar

O Evangelho de São Lucas nos relata que os pastores “encontraram Maria, José e o menino” (Lc 2, 6). “Não encontraram sinais prodigiosos e espetaculares, mas uma simples família. Lá, porém, encontraram verdadeiramente Deus, que é imensidão na pequenez, fortaleza na ternura”, enfatizou o Papa na sua homilia.

Os pastores encontraram Jesus por meio de um anjo, e “também nós, não teríamos encontrado Deus, se não fôssemos chamados pela graça”, afirmou Francisco.


Enfim, na solenidade da Mãe de Deus somos convidados a contemplar a figura de Maria, aquela mulher que, com o seu “sim” ao plano de Deus, nos ofereceu Jesus, o nosso Salvador.


Estimados irmãos, feliz ano novo!!! Que 2022 possa ser um ano abençoado em nossas vidas… que aproveitemos a oportunidade de recomeçar para trilharmos caminhos mais frutuosos no Senhor. Que cada dia desse ano seja uma bênção em sua vida!

Janeiro é mês de férias, por isso é um mês mais tranquilo. Iniciamos com a Solenidade de Maria, Mãe de Deus, acolhendo na Basílica a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que desde 1948 peregrina nos bairros de nossa paróquia. Que a Mãe de Deus interceda por todos nós, nos concedendo a paz de Deus!


Com alegria vamos realizar o ECC - Encontro de Casais com Cristo, nos dias 7, 8 e 9, acolhendo mais 40 casais evangelizados por esse serviço - escola tão frutuosa. Deus abençoe a todos os envolvidos.


No dia 11 nossa paróquia comemora os 136 anos de criação canônica. Rendamos graças a Deus por esse território santo que Ele nos concedeu, sob o patrocínio de São Miguel Arcanjo, fundador dessa cidade.


Entre os dias 17 a 21 os padres terão um pequeno recesso para descansar. Contamos com a compreensão de todos. Nesses dias não teremos Missa e atendimento de confissão.


E nossa Festa do Milho acontecerá de 27 a 30 deste mês… que alegria!!! Vamos voltar a comer os quitutes dessa culinária tão rica e saborosa. Nesses dias teremos Missas à noite e quermesse.


O dia votivo acontecerá dentro da Festa do Milho com a programação costumeira. Contamos com a presença de todos vocês.


Que Deus os abençoe imensamente… um forte abraço! 


Por intercessão de São Miguel Arcanjo, abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!



No dia 2 de janeiro, ainda dentro da oitava de Natal, celebramos a Epifania do Senhor. A palavra Epifania significa “manifestação”, “aparição” ou “amanhecer”. Ou seja, a Epifania quer reforçar em nós aquilo que anunciamos no Natal: a vinda do Filho de Deus ao mundo. Esta celebração demonstra que a salvação de Deus se manifestou a todos os povos, não apenas ao povo judeu.


Na celebração da Epifania destaca-se a atitude dos Reis Magos que desejam conhecer o Menino, pois sabem que Ele é o Prometido Messias. Por isso, dentro da liturgia deste dia se celebra, também, a apresentação de Jesus ao mundo, relembrando o dia em que Jesus foi apresentado no Templo por Maria e José como sinal de que a Sua existência está voltada para a humanidade.


Em seguida, no primeiro domingo após a Epifania, neste ano no dia 9 de janeiro, celebramos o Batismo do Senhor. Esta celebração marca o início da vida pública de Jesus, e é também como que a inauguração da pregação de Cristo, a Sua apresentação ao mundo como o Filho de Deus, enviado pelo Pai para inaugurar o Reino de Deus neste mundo.


Com essa festa encerramos o tempo do Natal e nos abrimos para um período de reflexão sobre o ministério de Cristo. Quando Jesus entrou no Rio Jordão para ser batizado, a voz do Pai O revelou como Filho dizendo: “Este é meu Filho muito amado, em quem me comprazo” (Mt 3,17).

 

O Espírito Santo que surgiu em forma de pomba é a primeira manifestação do Deus Uno e Trino. Também sobre nós, no nosso batismo, desceu o Espírito de Deus. Também nós fomos santificados pela água do Batismo. O batismo nos configura com Cristo, então devemos poder dizer como São Paulo: “Para mim viver é Cristo” (Fp 1,21).


Que estas duas celebrações, da Epifania e do Batismo do Senhor, sejam para nós uma oportunidade para aprofundarmos nosso conhecimento sobre Jesus, afinal só amamos o que conhecemos.



01 - Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Missa às 9h e 19h 

11 - Celebração da criação da Paróquia São

Miguel Arcanjo - 136 anos

Missa às 17h

27 a 30 - Festa do Milho

29 - Dia votivo

30 - Missa às 7h, 9h,11h e 19h  







Acompanhe em nosso Facebook ou pelo Youtube:


basilicasaomiguelarcanjooficial

BasilicaSantuarioSaoMiguelArcanjo

.

Deseja receber o informativo paroquial online mensalmente?

É só preencher o formulário ao lado:

Seus dados estão protegidos conosco.

.