.

.

No próximo dia 22, a Igreja celebra a Quarta-feira de Cinzas, dando início à Quaresma, 40 dias em que somos chamados a viver a reflexão e a conversão em preparação para a Páscoa. 


Na Quarta-feira de Cinzas, recebemos em nossas cabeças, em forma de cruz, as cinzas abençoadas e obtidas das folhas do Domingo de Ramos do ano anterior. Assim, o ministro pronuncia as palavras Bíblicas: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. 


Vale a pena recordar que qualquer pessoa pode receber as cinzas neste dia, inclusive as crianças. 


O gesto de cobrir-se com cinza é um antigo costume bíblico que tem o sentido de reconhecer a própria fragilidade humana e a nossa mortalidade, que precisa ser redimida pela misericórdia de Deus. 


Este dia também nos recorda de quão breve é a vida e do porquê devemos nos arrepender dos nossos pecados e buscarmos as coisas do céu.


Por isso, os próximos 40 dias que se seguirão, são um forte chamado ao jejum, à penitência e a uma maior caridade.  


O jejum recomendado pela Igreja consiste em fazer uma refeição por dia, enquanto a abstinência significa não comer carne. 

Não é a toa que vivemos o número de 40 dias de preparação e chamado à conversão, pois foi este o período que Jesus passou no deserto jejuando e orando, foi tentado pelo demônio e venceu toda tentação pela força da palavra de Deus:


“A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem!’” (Lc 4,4)


Por este motivo, a Quaresma é para nós um forte tempo de reflexão, oração e conversão. A presença do pecado em nossa vida direciona-nos para o pedido constante do perdão de Deus, que acontece por meio do sacramento da confissão. Não deixe de procurar este sacramento tão belo durante a Quaresma, receber o perdão dos pecados e dar passos concretos para uma vida nova em Cristo! 


Que este tempo seja para cada um de nós um mergulho em nossas vidas e atitudes, que estejamos desejosos de mudança de vida, abertos para rezarmos mais, pedirmos mais perdão e perdoamos; sedentos de sermos caridosos com aqueles que mais precisam, para assim chegarmos à Páscoa do Senhor e celebrarmos com alegria Cristo que venceu a morte e o pecado também em nossas vidas!


Santa Quaresma a todos!

Este Informativo Paroquial nasceu com o desejo de construir uma ponte de comunhão, fraternidade e proximidade com cada paroquiano da Basílica São Miguel Arcanjo. 


Hoje, estamos muito felizes por termos alcançado a marca das 100 edições. Não é apenas um número qualquer, mas o sinal de uma evangelização e de comunhão contínuas com os nossos paroquianos. 


Além de ser uma forma de manter você informado sobre as atividades e eventos da Basílica São Miguel Arcanjo, nestas 100 edições, compartilhamos mais sobre a Devoção ao Nosso Padroeiro, o Arcanjo São Miguel, trouxemos artigos e informações sobre a nossa fé, com o desejo de crescermos na espiritualidade e em devoção.


E você faz parte desta história, pois este informativo é feito com muito carinho, pensando em você! 


Os Informativos Paroquiais também tornaram-se uma maneira de convidar você a estar sempre presente na Basílica São Miguel Arcanjo, para nutrir a devoção ao Arcanjo Miguel e para encontrar-se com Jesus, Nosso Senhor. 


Nesse tempo, pudemos acompanhar inúmeras pessoas que conheceram a poderosa Devoção a São Miguel Arcanjo, e depois alcançaram curas, graças e milagres por meio de sua intercessão. Quantas pessoas também aprenderam melhor sobre a riqueza de nossa Igreja, lendo os artigos aqui publicados!


Ainda mais, quantas pessoas sentiram-se motivadas a retornar a Casa de Deus, ir ao encontro do Sacramento da reconciliação, da catequese, de outros sacramentos para encontrar-se com a Misericórdia Divina!


Com certeza, você que lê agora este artigo deve ter se recordado de alguma experiência com o que leu em um dos nossos Informativos Paroquiais, não é mesmo?Desejamos fazer muito mais por nossos paroquianos por meio deste instrumento de comunicação e evangelização.

Por isso, trabalhamos arduamente para tornar a devoção a São Miguel ainda mais conhecida, e o nome de Jesus ainda mais amado!


E tudo isso, graças a você que é fiel em sua colaboração como dizimista. É graças a sua partilha que podemos manter essa e outras dezenas de ações, pastorais, movimentos, atividades e eventos!


Por isso, contamos com a sua generosidade nas partilhas! Assim como você foi um dia alcançado pelas graças de Nosso Padroeiro São Miguel Arcanjo, que essa gratidão possa tornar-se o motor para nos ajudar a levar essa devoção a tantas pessoas de nossa região que ainda não conhecem essa a poderosa intercessão do Arcanjo Miguel! 


É por este motivo que contamos também com você para que bem mais de 100 edições possam alcançar inúmeras pessoas!

Muito obrigada por ser parte deste lindo projeto!

Continuaremos nos encontrando nas próximas edições do Informativo Paroquial! 

Olá meus irmãos e irmãs, estimados paroquianos e devotos de São Miguel Arcanjo, desejo que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.

Iniciamos o mês de fevereiro dando as boas-vindas ao Pe. Renato Felix, nosso novo vigário paroquial. E já estamos também nos preparando para o tempo especial da Quaresma, tempo de graça e de conversão.

Mas antes temos datas importantes que quero compartilhar com vocês…


No dia 2, celebramos a Festa da apresentação do Senhor, com a bênção das velas, e no dia 3, celebramos a memória de São Brás com a benção das gargantas. Ambas as Missas acontecerão na Basílica às 17h.


É tradição na Igreja que toda quinta-feira seja dedicada mais intensamente à Eucaristia. Assim, a partir de fevereiro, vamos realizar, toda quinta-feira, a Hora Santa, na Basílica, iniciando às 15h com a exposição do Santíssimo, seguida do Terço da Misericórdia, da recitação da Súplica Ardente dos Santos Anjos e finalizando com a benção do Santíssimo.


Os padres de nossa Diocese estarão em retiro de 13 a 16, em São Pedro. Pedimos que rezem por nós para que possamos viver bem esse tempo de encontro com o Senhor para melhor servirmos no Tempo da Quaresma ao povo de Deus.


Como já acontece a quase vinte anos, durante o carnaval nossa juventude vivenciará o Retiro de Carnaval, organizado pelo Ministério Jovem da RCC, para jovens de 14 a 25 anos. Vamos incentivar nossa juventude a viver esse tempo de graça na presença do Senhor.


O Tempo da Quaresma se inicia com a Celebração de imposição das Cinzas, dia 22. Neste dia é obrigatório o jejum e a abstinência de carne. Dentro da Quaresma somos convidados a viver a oração, o jejum e a esmola. Esse é um tempo propício para as confissões e para buscarmos avançar em nossa conversão.


Nossa Basílica acolhe os padres da região para as noites da misericórdia com o mutirão de confissões, dias 23 e 28, iniciando às 19h e finalizando às 21h.


Por fim, lembramos que em fevereiro não temos o Dia Votivo, porque não existe o dia 29 no mês de fevereiro. 


Desejo que você viva intensamente o Tempo da Quaresma e peço que o Deus Todo-Poderoso, por intercessão de São Miguel Arcanjo, abençoe abundantemente a sua vida, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Missas Fixas:

Terça a Sexta-Feira às 17h

No Sábado às 19h

No Domingo às 7h, 9h, 11h e 19h


Confissões:

Quarta e sexta-feira: 14h às 16h

FEVEREIRO

 

02 - Festa da Apresentação do Senhor com bênção das velas às 17h



03 - Missa de São Brás com a bênção da garganta às 17h


22 - Missa com imposição das Cinzas às 9h e 19h


23 e 28 - Multirão de Confissão das 19h às 21h


Em fevereiro não teremos o Dia Votivo à São Miguel Arcanjo 

DEZEMBRO


21- Cantata de Natal às 19h30 na Basílica de São Miguel Arcanjo.

Tema: Meu coração se faz manjedoura.

Presença de Raquel Carpejani (Comunidade Recado) 

 

24 - Véspera de Natal - Missa às 20h

25 - Dia do Natal do Senhor - Missa às 10h e 19h

 

29 - Dia votivo : 

Missas às 9h, 12h30 e 19h30 (com consagração a São Miguel Arcanjo)

Terço da Misericórdia e Coroa de São Miguel Arcanjo às 15h 

 

31 - Missa Ano Novo - 20h

01/01/2023 - Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus - 9h e 19h


Acompanhe em nosso Facebook ou pelo Youtube:


basilicasaomiguelarcanjooficial

basilicasaomiguelarcanjooficial

BasilicaSantuarioSaoMiguelArcanjo

BasilicaSantuarioSaoMiguelArcanjo

.

.

Deseja receber o informativo paroquial online mensalmente?

Deseja receber o informativo paroquial online mensalmente?

É só preencher o formulário ao lado:

É só preencher o formulário abaixo:

Seus dados estão protegidos conosco.

.