.

.

Encerramos mais um ano litúrgico da Igreja e com alegria chegamos ao tempo do Advento. Mais um ciclo em nossa caminhada de fé chega ao fim para dar lugar a um novo tempo.


A palavra Advento vem do latim “adventus” e significa chegada, aproximação, vinda. 


O tempo do Advento começou no primeiro domingo após a Solenidade de Cristo Rei do Universo e vai até a tarde anterior ao Natal.


São quatro semanas de preparação que nos conduzem para esperar Jesus que vem no Natal e virá no final dos tempos.


Na primeira semana somos chamados a estar preparados, porque não sabemos hora ou dia em que virá o Senhor. Acendemos a primeira vela da Coroa do Advento como sinal de vigilância.Um dia Jesus voltará e como Ele nos encontrará? Vigiando na caridade, à Sua espera, ou buscando as coisas vãs, apegados às coisas materiais, as mágoas, fofocas, rancores e desunião? 

 

Já na segunda semana somos convidados a refletir com a exortação do profeta João Batista: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo!”. Acendemos a segunda vela roxa da Coroa do Advento, como sinal do caminho de conversão que estamos vivendo. Por isso, somos convidados pela Igreja a buscar o arrependimento de nossos pecados e ir ao encontro do Sacramento da Reconciliação (Confissão) que nos devolve a amizade com Deus que havíamos perdido pelo pecado.

Na terceira semana somos chamados à alegria do nascimento do Salvador que está chegando. Esse domingo é muito especial, chamado de “Gaudete” ou “domingo da alegria”. Celebramos a alegria de saber que Cristo vem para nos libertar do pecado. A verdadeira alegria que só encontramos em Deus! Esse é um dia tão especial que as cores da liturgia e dos paramentos utilizados na celebração também mudam para o rosa ou rósea, e por isso acendemos a vela rosa da alegria.


Então, quando chegamos na quarta semana do Advento, acendemos a última vela significando que Deus veio habitar em nosso meio e a luz de Cristo está conosco. Nesta semana predomina a presença de Maria, escolhida para ser a Mãe de Jesus. Por meio do sim de Maria e da vinda de Jesus ao mundo, vemos a figura de um Deus Conosco, somos convidados a tomar consciência do amor de Deus, que se manifesta numa presença permanente ao nosso lado.


Dessa maneira, conhecendo melhor cada semana do advento. Que você possa viver profundamente cada momento, caminhando para o Natal do Senhor com o coração renovado e cheio de esperança.  


Eis o tempo tão aguardado, a festa que todos esperam! É o tempo da fraternidade e da solidariedade. Como não celebrar que foi nos dado um salvador? Como não sentir a alegria de sermos salvos por Jesus?


Mas não se entra em uma grande festa de qualquer maneira! Por isso, é preciso fazer uma boa preparação. 


Que tal uma reflexão? Como foi a sua caminhada até aqui? Você tem rezado? Procurado ser caridoso? Como foi o seu tempo de Advento? 


Natal é também tempo de olhar para o outro. Ao nosso redor, pode existir alguém necessitado.


Cristo deu-se inteiramente a nós sem reservas, por isso, somos chamados a sempre dar o nosso melhor! Reparta o que você tem e não o que lhe sobra! 


Vá ao encontro de uma família carente, ajude uma obra de caridade ou reparta o seu dízimo com mais generosidade esse mês. Que o seu coração transborde em bondade e gratidão neste natal! 


Em nossos lares somos convidados a seguir o modelo da Família de Nazaré; desta forma, a chave para ter um bom Natal nasce do perdão, da reconciliação e do mais puro amor entre nós. É tempo de deixar as diferenças e rixas de lado e abraçar aqueles que são parte de nossa família. 

E para ilustrar e nos recordar desse momento tão maravilhoso, não pode faltar em nossas casas um presépio. Ainda que ele seja pequeno e simples, o mais importante ali é recordar a sagrada família e o nascimento de Jesus.


Que nossas casas estejam iluminadas, a família reunida, estejamos vestidos com roupas bonitas e prontos a entregar presentes; que as crianças corram pela casa, e a ceia seja farta, mas que não nos falte o principal: encontrar o menino Jesus! 


Como já dizia o nosso querido Papa Francisco: Natal é um encontro: “O Natal é mais! Nós vamos por esse caminho para encontrar o Senhor, porque o Natal é um encontro, e nós caminhamos para encontrá-Lo com o coração, com a vida, encontrá-Lo vivo, como Ele é, encontrá-Lo com fé”.


Por isso, não podemos celebrar o nascimento de Cristo e esquecer do próprio aniversariante! Que possamos encontrar um momento dessa noite para ir à Santa Missa e fazer uma oração em família, celebrar o verdadeiro Natal com Jesus. 


Que você e a sua família tenham um Natal diferente dos anos anteriores, que marque definitivamente esse tempo novo de recomeços e retomadas, cheio do amor de Deus no ano todo! 


Um feliz e santo Natal! 

Olá meu irmão e minha irmã, queridos paroquianos, que bom me unir a vocês através deste editorial. Desejo que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.

Chegamos ao último mês do ano civil, e a sensação é a de que o ano passou muito rápido. Quantas coisas boas vivemos esse ano! Quantas graças! Particularmente eu finalizo o ano com muita gratidão no coração, porque Deus é fiel e nos ampara em cada momento.


Nesse mês de Dezembro, vivemos, em sua maioria, o Tempo do Advento, que traz como mensagem principal o “vigiai e orai”. Esse Tempo Litúrgico não somente nos prepara para o Natal, mas principalmente, nos prepara para acolher continuamente o Cristo que vem ao nosso encontro.


Como já é tradição em nossa Paróquia, a imagem de Nossa Senhora Aparecida está peregrinando nas comunidades da Santa Cruz, Lavrinha, Brejaúva, Colinas e Rincão, desde o dia 27 de novembro. Ela será recepcionada pela comunidade São João no dia 1º de Janeiro de 2023 para a troca do manto e do andor, seguindo para a Basílica para ser coroada na Missa das 9h. Que Deus abençoe nosso povo que nesses dias receberá essa visita tão importante em suas casas!


Também teremos a Investidura dos Anjinhos, Coroinhas, Acólitos e Cerimoniários. Mais de 300 crianças, adolescentes e jovens que se colocam a serviço de Deus através da Sagrada Liturgia. Que Deus abençoe estes nossos irmãos.


No dia 8 de dezembro, celebramos a Solenidade da Imaculada Conceição e nos unimos à comunidade do Abaitinga que celebra sua padroeira.


As celebrações natalinas acontecem no dia 24 com a Missa às 20h e no dia 25 com Missa às 10h e 19h. Programe-se para participar conosco dessas tão importantes celebrações.


No dia 31, encerramos o ano civil com a Missa de Ação de Graças, onde vamos agradecer a Deus por tudo o que vivemos nesse ano de 2022. Como nos diz São Paulo, “Em tudo dai graças”. Essa Missa acontecerá às 19h. 


Desejo a você um feliz e abençoado ano novo. Que a paz, a fé, a alegria, o amor e a saúde estejam presentes em todos os dias de sua vida neste ano novo que se inicia.


E que desça sobre você, sua família, sua casa, por intercessão de São Miguel Arcanjo, a bênção do Deus Todo-Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Missas Fixas:

Terça a Sexta-Feira às 17h

No Sábado às 19h

No Domingo às 7h, 9h, 11h e 19h


Confissões:

Quarta e sexta-feira: 14h às 16h

DEZEMBRO


21- Cantata de Natal às 19h30 na Basílica de São Miguel Arcanjo.

Tema: Meu coração se faz manjedoura.


Coral da Basílica e participação especial de Raquel Carpejani (Comunidade Recado) 



24 - Véspera de Natal - Missa às 20h

25 - Dia do Natal do Senhor - Missa às 10h e 19h

 

29 - Dia votivo : 

Missas às 9h, 12h30 e 19h30 (com consagração a São Miguel Arcanjo)

Terço da Misericórdia e Coroa de São Miguel Arcanjo às 15h 

 

31 - Missa Ano Novo - 19h

01/01/2023 - Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus - 9h e 19h

DEZEMBRO


21- Cantata de Natal às 19h30 na Basílica de São Miguel Arcanjo.

Tema: Meu coração se faz manjedoura.

Presença de Raquel Carpejani (Comunidade Recado) 

 

24 - Véspera de Natal - Missa às 20h

25 - Dia do Natal do Senhor - Missa às 10h e 19h

 

29 - Dia votivo : 

Missas às 9h, 12h30 e 19h30 (com consagração a São Miguel Arcanjo)

Terço da Misericórdia e Coroa de São Miguel Arcanjo às 15h 

 

31 - Missa Ano Novo - 20h

01/01/2023 - Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus - 9h e 19h


Acompanhe em nosso Facebook ou pelo Youtube:


basilicasaomiguelarcanjooficial

basilicasaomiguelarcanjooficial

BasilicaSantuarioSaoMiguelArcanjo

BasilicaSantuarioSaoMiguelArcanjo

.

.

Deseja receber o informativo paroquial online mensalmente?

Deseja receber o informativo paroquial online mensalmente?

É só preencher o formulário ao lado:

É só preencher o formulário abaixo:

Seus dados estão protegidos conosco.

.